28.6.06

Os planos



A idéia de viajar pela Califórnia de carro era antiga, mas não tinha um formato. Na verdade, só me imaginava alugando um daqueles carrões americanos, com um mapa na mão, e saindo pelas estradas no estilo easy rider. Não é bem assim. Uma rápida pesquisa ajuda, e muito, a otimizar a viagem e a reduzir as perdas de tempo e as furadas que acontecerão, com total certeza!
Fernanda, cuja habilidade em lidar com aquele guia publicado no Brasil pela Folha de São Paulo é impressionante, estudou todo o estado umas dez vezes. Dicas de amigos que também estiveram lá complementaram nossa noção do que pretendíamos fazer. Bom, mas daí para executar tudo é bem mais complicado...
Uma dica (a primeira): verifique nos mais variados sites de aluguel de veículos os preços e modelos. Faça diversas simulações com o tipo/tamanho de carro que pretende alugar e reserve. Geralmente não é pedido nenhum número de cartão de crédito, o que te deixa mais tranqüilo e sem a obrigação de pagar alguma multa em caso de desistência. Fiz umas cinco ou seis reservas diferentes. Imprimi todas e levei comigo.
Depois de muito pesquisar nas gigantes (Hertz, Avis, Alamo, National, Budget, Dollar etc) acabei encontrando o que queria numa locadora da própria Califórnia. Thrifty (www.thrifty.com). Foi, disparada, a que melhores condições ofereceu. Um carro full size (daqueles enormes - era um Dodge Magnum) saía, já com taxas, impostos e o seguro LDW por menos de 700 dólares pelos 17 dias! Em alguns casos, como o meu, a sorte ajudou ainda mais. Na locadora não havia o Dodge Magnum, então me deram esse aí de cima, um Chrysler 300 (Luxury), que custaria quase o dobro e é, na definição da Fernanda, um caminhão e não um carro. A mala gigante e os porta-trecos ajudaram muito. O carro é, realmente, sensacional.

Califórnia Driving

Criar este blog teve como finalidade registrar uma viagem que fizemos pela Califórnia em junho de 2006. Foram 17 dias de carro, mapas, hotéis, paisagens espetaculares, momentos de êxtase, tensão e pura alegria. O relato que se seguirá abaixo pode servir, quem sabe, de base para alguém que apenas tenha curiosidade de saber um pouco mais desse estado maravilhoso dos EUA ou até mesmo que esteja planejando uma viagem. Algumas dicas, tenho certeza, podem ser bem úteis.