17.11.15

US 395 - Fossil Falls


A entrada de Fossil Falls: a impressão é que você está em Marte
O passo seguinte a Hot Creek foi outro lugar de geologia e paisagem incomuns: Fossil Falls. Aliás, a geografia e a geologia da Califórnia realmente surpreendem. Para quem gosta de estudar clima, formações e variações da natureza, o estado americano certamente é um campo fértil.

Tudo sempre bem sinalizado, com placas explicando a origem do lugar

Se em Monolake tinha-se a impressão de estar em solo lunar, Fossil Falls é algo que deve ser muito parecido com Marte. A região basicamente foi formada por rios de lava que se resfriaram rapidamente, criando uma espécie de vale de rochas metálicas com aquela aparência  enferrujada, bem no meio de uma região bastante seca.

Formações rochosas  do lugar 

A trilha até o cânion: aridez total

Rochas ou ferro retorcido? 









































Este mesmo rio de lava esculpiu em um trecho um cânion de uns 20 a 30 metros de profundidade, cujas paredes de ferro são ótimas para quem pratica escalada.

O cânion ao fundo

alpinistas aproveitam o lugar para fazer escaladas

Fossil Falls merece muito a visita e, assim como em outros lugares mais inóspitos, é recomendável boné, protetor solar e umas garrafinhas de água.





Quando você chega, há uma área para estacionamento. De lá, é preciso fazer uma caminhada de uns dez minutos por uma trilha até chegar ao melhor ponto de observação, de onde se vê todo o cânion formado por aquilo que um dia foi um rio de lava incandescente.




Logo que saímos de Fossil Falls, fomos até Red Rock Canyon, só que a visita a este outro lugar superinteressante terminou bem antes do que imaginávamos. E nossa aventura/drama começaria ali. Mas isso fica pro próximo post...

Aqui terminou nosso turismo pela US 395 e começou um capítulo no estilo "a morte pede carona"...