7.10.15

Yosemite Park 2

A vista a partir do Glacier Point, a 2.199 metros de altitude, em Yosemite



Hospedar-se dentro de Yosemite é uma das maiores vantagens para aproveitar o parque em sua plenitude, uma vez que, lá dentro mesmo, as distâncias não são pequenas até as áreas de maior interesse. Portanto, carro é fundamental.

à esquerda...
à direita

a partir de outro ponto
O Wawona Hotel, por exemplo, é excelente opção por ter um preço que ainda podemos chamar de acessível (principalmente antes dessa disparada louca do dólar, período em que estivemos lá). Duas noites em quarto triplo, com banheiro privativo, saem na casa de USD 500 aproximadamente. Ele fica a 20 quilômetros de Yosemite Valley, o centro do parque, e a 17 quilômetros de outro ponto imperdível: o Glacier Point.


Cachoeiras
Agora, se você estiver bem de grana, mas bem mesmo, a melhor opção, sem dúvidas, é o The Ahwahnee Hotel. Ele fica cravado em Yosemite Valley, com uma daquelas linhas de ônibus gratuitas à sua porta. Além disso, tem infraestrutura de dar inveja. A classificação dele é de 4,5 estrelas e o preço comprova isso. Mais de USD 500 a diária nas condições descritas acima. Ou seja, só para quem tem bala na agulha. Aqui nesse link você pode ver as opções de acomodação de todos os hotéis do parque:
http://www.yosemitepark.com


Para contemplar


a vista não cansa


independentemente do ângulo











Um dos passeios que não pode ser ignorado é a subida ao Glacier Point. Mas atenção: o local só fica aberto por uns três a quatro meses durante o verão. Do Wawona até a estrada que leva ao topo do mirante são 12 quilômetros e, de lá, uns cinco quilômetros de subida. Não foi difícil estacionar, pois chegamos lá relativamente cedo. Uma base de rangers (guardas florestais) costuma ser montada ali e é comum impedirem a subida de carros a partir de determinado trecho. Nessas ocasiões, é fornecido transporte em ônibus até a área de observação. Como a base não estava montada, a subida estava liberada para todos.


Momento Fluzão no topo
No alto da pedra: friozinho na barriga










De lá de cima você tem provavelmente uma das melhores vistas do Yosemite. Half Dome, cachoeiras, El Capitán, todo o vale, enfim, uma visão magnífica de toda a beleza da região. Em dia de céu azul, então, o contraste é espetacular. Vale a pena ficar pelo menos uma hora, uma hora e meia, apenas contemplando a natureza e, claro, tirando fotos com calma. Só não esqueça de levar algo para comer e beber se for ficar um bom tempo. Não há qualquer comércio naquele ponto.

Momento marra dos meninos
A estrada que leva ao Yosemite Valley é repleta de pontos de observação, mas outro que é parada obrigatória é o Tunnel View. Descendo a estrada é impossível passar por ele sem notá-lo. Como sugere o nome, fica próximo a um grande túnel (o único, aliás) no percurso. Ao se aproximar da saída, reduza a velocidade, entre à esquerda e estacione. Fica cheio, mas o entra e sai de veículos é constante é não é difícil achar uma vaga. Depois, é só curtir o visual.

 
Tunnel View em três momentos










Por fim, se você não for abastado e quiser ao menos conhecer o hotelzão citado acima, a melhor opção é almoçar no restaurante localizado num gigantesco salão que à noite vira até palco de shows. Por incrível que pareça, a comida, excelente, não é cara, mesmo para os padrões de região. Para se ter uma ideia, sai mais em conta do que almoçar/jantar no próprio Wawona. Comemos um slow-roasted angusbeef prime rib. Vinha acompanhado de purê de batatas e um pão crocante delicioso.

O salão do Ahwahnee: ótima comida e preço acessível