15.9.15

Los Angeles e San Diego

No nosso primeiro dia de verdade na Califórnia, logo ao acordarmos tomamos o café mixuruca do Super 8 e fomos, de táxi, até  o hotel Renaissance apanhar o carro: um Passat alemão.

Foi o primeiro de dois erros que cometemos em relação ao transporte.

Ao reservar o veículo, ainda no Brasil, optamos por um carro da categoria luxury (mais caro). Fizemos a reserva pensando em repetir o Chrysler 300 de 2006. Nos demos mal. A locadora, SIXT, não tinha o modelo e, pior, me deu aquela que seria a quarta alternativa.

O Passat é bom? Sim, é. Mas nem de longe se compara ao carro americano. Bola fora da Sixt, e não seria a única. A outra foi bem pior, mas falamos disso mais à frente.

A conclusão a que chegamos é que deveríamos ter alugado um veículo de categoria imediatamente abaixo. Teria um Jetta, ou Hyundai Elantra ou ainda um Corolla à disposição. Seria mais que adequado.
Taí o carro


Confortável e veloz, mas muito baixo


















Compre seu GPS

Aqui uma dica importante se você vai ficar dez dias ou mais de carro nos EUA: não alugue o GPS com o carro. Cada diária do aparelhinho custa em média 15 dólares. Em qualquer loja de departamentos ou eletrodomésticos (Best Buy, Walmart, por exemplo) você encontra bons navegadores na faixa dos 130 dólares (já com imposto incluído).  


Vacilamos em não comprar um logo ao apanhar o veículo. Fomos usar o Google Maps do celular e do Ipad. Funciona mais ou menos. Durante o trajeto, é comum o sinal cair e você fica meio perdido. Sem contar o altíssimo custo da navegação em roaming. Portanto, GPS logo de cara. No dia seguinte, compramos um Garmin Nuvi 55 (as locadoras fornecem este em sua maioria), de 130 dólares, excelente. Basta tirar o aparelho da caixa, montar, conectar no isqueiro e pronto. A configuração é fácil e tem opção em português. 



GPS: item obrigatório

Bom, depois de pegar o carro, fomos até Venice Beach onde demos um rolezinho e almoçamos por lá mesmo, onde está o píer do filme "Um dia de fúria", com Michael Douglas. Mas é preciso ficar ligado nos preços de estacionamentos. A diária na praia  custa 9 dólares.  E nós ficamos menos de duas horas.


Vista do píer de Venice Beach

Píer de Santa Mônica: esse vale, e muito!


Do alto da roda gigante o píer de Santa Mônica
Com sorvete é bem mais animado...



















De lá seguimos para Santa Mônica, onde é  bem mais animado. Novamente uma grana alta para parar o carro: 12 dólares.  
Pelo menos o local é  muito bacana. Rodamos pelo parque sobre o píer.  Andamos de roda gigante e montanha russa: 48 dólares os três.



San Diego e fronteira do México

Após o sorvete do Arthur, caímos na estrada rumo a San Diego. Muito trânsito e engarrafamento. Levamos pouco mais de três horas e meia até o Califórnia Suítes Hotel. Hotelzinho bacana. Bem arrumado, bonito e barato.


Já em San Diego, uma chuva torrencial atrapalhou nossa programação para o primeiro dia.

Resolvemos, então, ir até o shopping Las Americas, na divisa com o México,  comprar algumas coisas, entre elas o GPS. 

Se você pretender fazer compras, talvez este seja o melhor lugar. Tem o estilo outlet dos shoppings de Orlando e é gigantesco. Mas os preços, ainda assim, são um pouco mais elevados que na Flórida.



Última saída para os EUA
Caminho para o México
















Porém, o que mais me chamou a atenção não foi o shopping em si, mas a verdadeira muralha erguida atrás do centro comercial. É a fronteira com o México. Aliás, da estrada já dava para avistar um grande morro com várias casas apinhadas. Para quem mora no Brasil, é quase impossível não identificar aquele tipo de ocupação.


É bom ficar atento na estrada nesse trecho: se você vacilar, vai parar do lado de lá da fronteira, em Tijuana.

Atrás do shopping, a fronteira
Embarcadero

Ao voltarmos do shopping, o sol apareceu e fomos ao Embarcadero, um dos lugares mais bonitos de San Diego.  Passeamos na área portuária e jantamos no local. Arthur provou crab cakes  e gostou bastante. No fim do passeio a pancada: 24 dólares de estacionamento, um roubo. Vale perder um tempinho procurando um parquímetro.



Embarcadero

Mais embarcadero













ZOO

No dia seguinte de manhã  zoológico no Balboa  Park. Ótimo programa, talvez o melhor da cidade para quem tem filhos. Destaque para o panda, os ursos polares, gorilas, tigres, leões e macacos. A infraestrutura é de dar inveja. Até rampa rolante tem, além de um teleférico que cruza o lugar e um ônibus circular. No fim da visita fomos dar a nossa volta e cismamos em ir na parte de cima do busão, que é aberta. Pegamos uma tremenda chuva, mas foi bem divertido. 
É passeio para um dia inteiro e a visita pode te reservar algumas surpresas e momentos divertidos, como esse do urso polar nadador, que flagramos, e do panda se alimentando.



O URSO NADADOR




Imagens do zoológico
Gao Gao, o panda
Gao Gao fazendo arte
Urso polar em seu habitat
Dando um mergulhinho
Brincando
Teleférico