28.9.15

San Francisco


A extraordinária Golden Gate Bridge

O Big Sur também te leva a uma das cidades mais bacanas dos EUA: San Francisco.


Bondes
Pier 39 e leões marinhos

vista do bonde
Alcatraz, hoje um parque




Esta foi a segunda vez que estivemos na cidade. Muita diferença entre aquele já longínquo 2006 e 2015. Mais pelas estações do que pelo intervalo de tempo mesmo. Tudo continua lá, bonito, bem cuidado, mas visitar a cidade na alta temporada pode não ser tão agradável quanto numa meia estação.

San Francisco é linda, mas no verão é preciso paciência para percorrer seus principais pontos turísticos, disputando espaço com os turistas de todo o mundo. É muita gente e filas enormes. E isso pode te deixar um pouco frustrado. Portanto, um conselho: não vá no verão norte americano, entre julho e agosto. Se decidir fazê-lo, abstraia as multidões para se divertir bastante, pois a cidade é extremamente agradável.

Ghirardelli: vendo como se faz casquinha e sorvete 
A "casquinha" 













Paradas obrigatórias: Golden Gate (a ponte, o Presídio Park, enfim tudo o que for relacionado a ela); Fisherman's Wharf, especialmente o Píer 39, o trecho sinuoso da Lombard Street (pode ser de carro ou a pé - recomendo as duas formas); andar de bonde; tomar um sorvete na Ghirardelli; Academia de Ciências da Califórnia no Golden Gate Park (http://www.calacademy.org); Alcatraz; Sausalito (já do outro lado da ponte) e Tiburon, também do outro lado da ponte, logo depois de Sausalito.

Presídio Park, para admirar a Golden Gate e levitar como Magneto
Só não conseguimos visitar a famosa prisão de Alcatraz: todos os barcos já estavam lotados! O ideal, em alta temporada, é comprar o ingresso antes, pela internet, e programar a estada na cidade para a data escolhida. Quando chegamos no Píer 31 (de onde partem os barcos que levam à ilha), fomos surpreendidos com a alta demanda. Era dia 23 de julho e só havia bilhetes disponíveis para 19 de agosto.  Até tentaram nos empurrar um passeio de barco em volta da ilha, mas a uns 20 dólares por cabeça e sem acesso à cadeia histórica. Declinamos.


Alcatraz ficou só na maquete


Aquário
Floresta artificial
A Academia e Ciências é um ótimo lugar para levar as crianças e passar o dia inteiro. Tem aquário, museu, ambientes de florestas reproduzidos dentro do prédio, exibições, atrações como a que simula terremotos, enfim, tem de tudo para a molecada. E, pra coroar, o sensacional telhado verde do prédio ecológico.

Academia de Ciências
Por dentro: T-Rex
Do lado de fora

Túnel sob aquário


O telhado verde



Brincando com estrelas do mar


a beleza do aquário
crocodilo albino














Na cidade de Sausalito, de cerca de 8 mil habitantes, o bacana é parar o carro num ponto e andar pela orla, absolutamente linda. Guardadas as proporções, a relação entre San Francisco e Sausalito, ligadas pela Golden Gate Bridge, é como a do Rio de Janeiro e Niterói.

Sausalito
Linda à beira-mar


também tem serviço de ferryboat

ao fim da avenida principal

Tiburon, por sua vez, resume-se praticamente a uma praça central e um punhado de ótimos restaurantes, além de uma colina repleta de mansões cinematográficas. Lá, uma linha de ferry pode ser uma ótima opção para cruzar a baía de volta a San Francisco. Tem uma galera que aluga bikes, pedala à vontade, vai ao porto, embarca no ferry e depois segue pedalando do outro lado.



Na praça central escultura em forma de barbatana

Vista da San Francisco Bay do alto de Tiburon
Há outros programas bem bacanas na área de San Francisco. Dá uma olhada no que escrevemos na edição de 2006!

A entradinha do centro





Do alto da colina de mansões

Tiburon é muito simpática. Vale a visita

Para entrar no clima...