24.9.15

Big Sur

vista do Pacífico

Muito se fala sobre um trecho da estrada California 1, conhecido como Big Sur, que se estende de San Carpoforo até Carmel. Lindo, espetacular, indescritível, maravilhoso são apenas alguns dos adjetivos comumente usados. Não é exagero. Escrevemos sobre isso da outra vez que percorremos a estrada, nove anos atrás. Mas passar por ali nunca é demais.

Ao sairmos de Morro Bay, iniciamos nossa viagem rumo a San Francisco. Se você não quer perder os encantos do caminho, uma dica: ajuste seu GPS para o destino final mas, depois, inclua nele o trecho Big Sur. O aparelhinho "entende" direitinho e você consegue seguir pela costa, em vez de pegar o caminho mais curto, longe do mar.

Na estrada, não tenha pressa e aproveite as belezas da paisagem. Sempre que puder, dê uma paradinha nos diversos pontos de observação, caminhe, tire fotos e contemple.

Algumas paradas são absolutamente indispensáveis. Uma delas é o Parque Julia Pfeiffer. No lado direito da estrada, para quem está subindo em direção a San Francisco, você entra no parque de carro, paga USD 10, desce e atravessa sob a pista para ter uma das vistas mais belas do mundo: uma cachoeira que deságua na areia do mar. É indescritível.
Parque Julia Pfeiffer

A cachoeira que deságua na praia
Nas placas dispostas pelo parque, é possível descobrir a história de um casal de pioneiros que morou ali, numa mansão, durante os anos 50.

A história da mansão


Outro ângulo da cachoeira
A estrada tem ainda outros pontos interessantes que recomendo, como o do cipreste solitário, um dos que visitamos em 2006 (confere lá).

Este ano, uma das mais gratas novidades foi o almoço num restaurante que, à primeira vista, parece luxuoso e caro demais. Mas não é! O Rocky Point fica sobre um rochedo com um visual sensacional. E o melhor é que, ao sair do restaurante, você pode caminhar até as formações rochosas e chegar bem perto do mar (recomenda-se muito cuidado por causa das ondas). O local é excelente para admirar o Pacífico e, claro, tirar ótimas fotos.

Rocky Point ao fundo



Área externa do restaurante

mais área externa



Em dia de sol




mais visual
o lugar é lindo