13.11.15

US 395 - Hot Creek

Hot Creek, em Hot Creek Gorge, com as águas ferventes e gêiseres, na US 395


A US 395 vai da froneira do Canadá até a cidade de Hesperia, no deserto de Mojave, na Califórnia

Hora de voltar à estrada, rumo a Los Angeles, parte final de nossa viagem. Como planejamos, o trecho seria feito pela estrada federal US 395. Mais uma decisão que se mostrou acertadíssima.


Para quem gosta de dirigir a US 395 é ótima

A US 395 é uma estrada linda, com variações de paisagens muito interessantes e que te colocam dentro de cenários dos famosos 'road movies' americanos. Há retas gigantescas em seu percurso, além de cidadelas mínimas, vegetação que se transforma e, finalmente, a aridez do deserto.


Pausa para mais um registro na estrada que tem mais de 2.100 quilômetros de extensão

Para cruzar os pouco mais de 518 quilômetros (324 milhas) de Lee Vining até Los Angeles, recomendo sair cedo, pois há muitos e muitos lugares bacanas para você dar ao menos uma paradinha de meia hora, uma hora, e admirar. Claro que também é para tirar aquelas fotos maneiras.


a estrada é convidativa...









... a paisagem vai mudando
... e ficando árida
























Nosso plano inicial era de fazer quatro a cinco paradas mas, por motivos que contaremos depois, acabamos fazendo apenas três visitas aos pontos que havíamos programado.


Dá vontade de acelerar, mas cuidado: a fiscalização é feita por drones

Nosso primeiro pit-stop foi num lugar muito interessante chamado Hot Creek (rio quente) para conferir, in loco, gêiseres e um rio cuja água, literalmente, ferve em seu curso.


Abaixo, o rio de água fervente

Placas alertam para o perigo


Lugar muito legal de visitar e, se você der sorte, pode avistar alguns animais da fauna local como lebres, cervos e até pumas. Feliz, ou infelizmente, só não avistamos o felino das montanhas.


Num determinado trecho a coloração azulada chama a atenção, assim como o vapor d'água saindo do rio


A área de ocorrência dos gêiseres fica interditada para evitar acidentes


O máximo que se pode aproximar com segurança é delimitado pela cerca: convém respeitar o limite


Quando os gêiseres aparecem, costumam projetar água fervendo a até dois metros de altura e a emitir um som característico, o popping, que significa 'estourar'.