2.10.15

Yosemite Park 1


Pinheiros de ambos os lados. A estrada que leva ao paraíso de Yosemite Park

Noite bem dormida em Oakhurst e chega o momento de continuar nossa viagem. Em poucas milhas, a paisagem que se descortina na estrada é essa aqui acima.

Poucos lugares no mundo apresentam uma variação geográfica e climática como a Califórnia. Num momento você está numa bela praia, com o mar à sua frente (gelado pacas, diga-se de passagem) e areia para curtir. A mesma praia pode te oferecer, ainda, rochedos e escarpas. Saindo do litoral, você corta planícies lindas, com plantações que vão desde oliveiras e vinhedos até morangos e cerejas.

Uma excelente opção de hospedagem: Wawona

O hotel do século XVIII oferece quartos  
com banheiro coletivo ou privativo










Um punhado de quilômetros mais à frente, surgem montanhas e florestas, ora verdejantes com céu azul e límpido e córregos de águas transparentes, ora gélidos, com neve e lagos congelados. Logo depois dessas montanhas e florestas, você se depara com uma paisagem desértica e árida. É realmente impressionante a diversidade.

Prédio principal da bela construção de madeira. Há anexos 

Esse nariz de cera todo serve para apresentar o que vem agora: Yosemite Park, um lugar realmente espetacular. A floresta, os acidentes geográficos, as cachoeiras, os rios, a paisagem toda te deixam extasiado. E para quem não dispensa o conforto, sobra estrutura para turistas de hábitos urbanos.

outro ângulo: acesso ao restaurante

saguão do hotel


No café da manhã








  





Quando falamos que sobra estrutura, é porque sobra mesmo. Além de hotéis, são cinco ao todo, o parque oferece serviço de transporte (em ônibus gratuitos que circulam por todo o Yosemite Valley, a área de convivência mais concorrida do parque), restaurantes e lanchonetes, posto de gasolina (um só e bem mais caro), e passeios para todas as idades. Tem até trenzinho para a criançada.

Yosemite Falls

riacho de água cristalina
Abaixo da cachoeira









El Capitan: uma das formações mais famosas

Como já conhecíamos o parque, optamos por fazer tudo de carro mesmo (exceto circular pelo Yosemite Valley). Os estacionamentos são enormes e vale a pena parar seu carro e, a partir deles, aproveitar os ônibus com ar-condicionado para visitar pontos como cachoeiras, rios e trechos de florestas.


Contraste de cores
Riacho para alegria da garotada
exuberância da natureza




pontes bem cuidadas

o parque também é muito bem sinalizado





























Passear pelo Yosemite Valley é sempre uma experiência enriquecedora. Além de observar as belezas naturais, você pode, em algum momento, deparar-se com um urso (infelizmente nós não tivemos esse encontro) ou até mesmo com um autêntico índio americano sobre seu cavalo malhado.


Na planície, homem à cavalo... 
...desperta curiosidade de turistas

Era um índio americano e seu cavalo Shadow

Em 2015, devido a uma grande estiagem na Califórnia, alguns riachos chegaram a secar e as cachoeiras perderam volume e parte de seu esplendor, mas nada que lhes tire a beleza.