18.8.06

Dia 14 - parte 2

Por causa do velho problema das fotos que não abrem, aqui vai um segundo clichê desse dia.

Olha os fugitivos aí... Vale ressaltar que nenhum deles, ou seus corpos, foram encontrados até hoje. Portanto, Morris e os irmãos Anglin ainda são, oficialmente, considerados foragidos...







Um pouco mais do presídio (o pátio onde os detentos tomavam banho de sol)...








O farol




...e a vista, em alguns diferentes ângulos, da ilha para a cidade, que fica a mais ou menos uma milha (1,6 quilômetro) de distância do continente.






Um aviso básico para quem pretendia ajudar os presos...












Terminamos nosso tour e voltamos ao hotel.
De noite, retornamos ao Fisherman's Wharf, usamos nossas duas rides que sobraram no simulador 3D e, depois, fomos saborear umas cervejas no Hard Rock Cafe...

Dia 14


Hoje talvez tenha sido um dos dias mais aguardados por mim durante a estada em San Francisco: hora de visitar "A Rocha" ou simplesmente Alcatraz! Para quem vai àquela cidade, visitar o antigo presídio, hoje transformado em parque nacional, é passeio obrigatório. Se puder escolher, prefira um dia de sol (como o que nós pegamos). Ir até Alcatraz é como embarcar no mais famoso filme de lá: Escape from Alcatraz (ou Alcatraz, fuga impossível, como na tradução brasileira. Há ainda quem traduza ao pé da letra: Fuga de Alcatraz).


Para quem não se lembra, o personagem principal Frank Morris é interpretado por Clint Eastwood e o filme retrata, o mais fielmente possível, o que ocorreu naquela antiga prisão federal: a fuga de Morris e dos irmãos Clarence e John William Anglin.


Sugestão: compre ingressos de véspera ou, então, chegue bem cedo à bilheteria, no Fisherman's Wharf, é claro. Os barcos, invariavelmente, saem lotados...

Como não havíamos comprado nossos tíquetes com antecedência, tivemos que encarar a fila. Às 9h30m compramos os ingressos (acho que em torno de USD 12 por cabeça), mas nosso barco só partiria às 13h15m. O jeito foi dar um rolé pelo porto e curtir umas atrações tipo cinema 3D bem divertidas. O pacote de três aventuras no simulador saiu por USD 18 (cada um). Também fizemos umas compras de souvenirs, um deles uma caneca de presidiário, daquelas de latão, bem legal.


Pouco mais de meia hora antes do horário do barco sair, seguimos para a fila, sempre muito organizada, como é de hábito por aquelas bandas.
Um conselho: coma algo e leve uns biscoistos/barras de cereal ou sanduíches. Lá em Alcatraz não há venda de comida. Apenas água...










Logo ao desembarcar na ilha, ouvimos a explicação de um ranger, como são chamados os guardas de parques americanos. Uma das coisas que ele fez questão de frisar é que aquela seqüência do filme "A Rocha", com Sean Connery e Nicholas Cage, em que eles entram no presídio, tomado por militares rebelados, por um subterrâneo com caldeira e fogo é cascata.
Ouvimos um pouco da explicação, prestamos atenção às regras e normas do parque, apanhamos um mapinha (gratuito) e iniciamos nossa exploração.









Logo na entrada tem uma sala multimídia que passa um vídeo com toda a história do presídio. Vale a pena parar e assistir. Acabado o filmete, de uns 10, 15 minutos, seguimos para os corredores da penitenciária (se você quiser, pode comprar o tíquete com aqueles guias eletrônicos. Nós, particularmente, preferimos sem. É mais barato e você não precisa ficar preso ao gadgetzinho...

Nas celas, encontramos as cabeças de papel pintadas pelos três fugitivos e que foram postas lá para enganar os guardas. É impressionante. Aproveitando-se da escuridão, eles conseguiram enganar direitinho os agentes penitenciários de lá.












E aí, você seria enganado ou não?