9.10.15

Tioga Pass Road - Tuolumne Meadows

Placa indica o que vem à frente

Dois dias podem passar muito rápido, ainda mais se você estiver num lugar como Yosemite. Assim sendo, chegou a nossa hora de partir rumo ao novo destino: Lee Vining, já do outro lado e fora do parque. E o caminho mostrou mais uma vez que o trajeto em si pode ser algo absolutamente sensacional.


  
a entrada

 
passagem  
na base da árvore
Para chegar à cidade escolhida, o caminho foi a indescritível Tioga Pass Road, também conhecida como California State Route 120. A via corta Sierra Nevada e  Yosemite e só abre no verão. É a estrada mais elevada da Califórnia e chega a 3.031 metros de altitude.



Em nosso roteiro pela estrada, nossa primeira e única parada programada foi em Tuolumne Meadows para ver as sequoias gigantes. Não faríamos esse pit stop se Mariposa Grove, que visitamos em 2006, estivesse aberta. Nesse caso, teríamos optado pelo lugar que visitamos antes para que Arthur conhecesse o Grizzly Giant, uma das maiores árvores do mundo. Como essa parte de Yosemite estará fechada até 2017 para manutenção, a opção acabou sendo mesmo Tuolumne.










Para quem nunca viu uma sequoia gigante pode valer a parada. Mas a quantidade de árvores, 25, é muito menor do que em Mariposa, onde há mais de mil. O acesso também é um pouco complicado. Ao estacionar o carro, você tem de descer uma trilha por 1.600 metros (uma milha) até chegar à primeira árvore, a maior do local.
Na volta, subir os mesmos 1.600 metros, numa ladeira íngreme, com um forte calor (estava quente à beça naquele dia), pode desgastar bastante. Quem tem criança com menos de uns seis, sete anos, então, tem de  se preparar para carregá-la nas costas. Contribui para isso a elevação: em torno de 2.620 metros de altitude, ou seja, o ar é mais rarefeito, causando dificuldades extras na respiração.


A sinalização é sempre boa
E no local dá para fazer muitas fotos





















Se você está em forma e não dispensa o espírito aventureiro, pode descer até o fim da trilha, mais uns três quilômetros, e desfrutar de outras paisagens.