4.11.15

Bodie, a cidade fantasma


Bodie, a cidade fantasma mais famosa da Califórnia, hoje transformada em parque nacional

Lee Vining é apenas ponto de apoio para programas mais legais. Um deles é visitar a incrível cidade fantasma Bodie. O segundo é passear por Monolake e observar as formações geológicas incomuns do local. Os dois passeios podem ser feitos num único dia, o que recomendamos. No dia seguinte, você acorda e continua sua jornada.


A visão da estrada de acesso

Daqui , a vista a partir do cemitério















Para contar sobre as duas aventuras, vamos dividir o assunto em dois posts, na ordem cronológica. O primeiro foi Bodie, cidade clássica do Velho Oeste erguida durante a corrida do ouro naquela região.



A cidade surgiu em 1859 e viveu seu apogeu entre 1877 e 1888, produzindo 35 milhões de dólares em ouro. O nome é homenagem a um de seus descobridores,  W.S. Bodey.




Sua decadência se iniciou no momento em que o ouro começou a rarear e os mineiros buscaram outros eldorados. Em 1943, Bodie tinha apenas 3 habitantes. Alguns anos mais tarde, em 1962, já completamente abandonada,  foi transformada em parque nacional e assim é preservada desde então, com seus cerca de 170 imóveis restantes.













As construções são rigorosamente iguais àquelas que você está acostumado a ver em filmes de faroeste. Tudo de madeira, com aquela coloração característica, muito, muito bacana. A cidadela não é tão pequena assim, mas um passeio estimado em duas horas resolve a questão. Dentro dos imóveis, que não podem ser visitados por dentro, estão itens que vão desde panelas a brinquedos infantis e itens de cozinha e lazer. A visita é uma verdadeira viagem no tempo.

Num pequeno museu, você pode registrar sua visita















O que restou de um banco

E o "hotel" para quem roubava banco




Uma dica importante: leve algo para comer, pois não há rigorosamente nada para comprar lá, e umas duas ou três garrafinhas de água,  sobretudo se estiver num dia de sol, o que é muito mais bacana. A entrada custa 10 dólares pelo carro.


As indefectíveis bandeirolas nas cores dos EUA estão por toda a cidade

Por fim, se você tiver uma "emergência" há lugar específico para isso. Rs. Brincadeirinha.